[Educação Ambiental] A Importância da Água

A água é um produto essencial para a sobrevivência do ser humano e de animais. Ela é tanto usada em nosso próprio corpo como em atividades econômicas como agricultura e atividades industriais. O acesso à água potável está diretamente relacionado com o PIB per capita de uma região. Ao contrário do que muitos falam, a água não está acabando, mas sim precisa ser melhor administrada. Vemos atualmente, esgoto sendo despejado diretamente em lagos e rios, sem nenhum tratamento. Autoridades, acordem! Estamos em pleno século XXI, não há mais espaço para cenários como esses no mundo de hoje. A solução para isso, portanto, seria a migração para um novo tipo de economia, que se preocupasse mais com o meio ambiente. 

importância da água
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total
desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.

Leia também:

Preocupação com a Disponibilidade de Água

A água que se bebe precisa ser capturada, purificada e canalizada para que chegue às nossas casas, escolas e empresas. Também é necessário tratar a água que sujamos e mandamos pelo esgoto, sobretudo para garantir a nossa saúde. Todo esse processo é caro e exige esforço e planejamento. As mudanças climáticas e o crescimento da população tornam esse tratamento cada vez mais complexo. São dados como esse que explicam a intensa preocupação com a disponibilidade de água potável para as pessoas em anos futuros. Existem pesquisas que apontam que possivelmente em 2025, mais da metade da população mundial sofrerá com falta de água potável. Daí a importância de economizar e manter limpo esse líquido precioso, que em seu formato potável anda em falta. Algo que ajuda a purificá-la é plantar árvores no entorno dos lagos. 


No Corpo Humano

A água está presente em todos os organismos vivos, em alguns seres está mais presente que em outros. Essa substância não é produzida pelo nosso corpo, devendo ser reposta diariamente por nós. Usamos a água para nos hidratar e, um dia sem fazermos uso desta já causa danos terríveis, já que cerca de 70% da composição de nosso corpo é preenchido por esse líquido. Ela permite a realização das mais diversas reações químicas no nosso organismo. É ela que age como reguladora da nossa temperatura corporal, é responsável pelo transporte de nutrientes até nossas células, responsável também pela eliminação de toxinas pela urina, lubrifica e hidrata nosso corpo e outras inúmeras funções.





Na Agricultura

A irrigação é o insumo que mais desperdiça esse líquido precioso, segundo dados da ONU. Aqui, a água é usada para regar hortas e plantas. Diante da grave crise hídrica em importantes regiões do Brasil é fundamental que se crie técnicas para o melhor aproveitamento desse recurso. Um exemplo seria o melhor horário para regar uma plantação. Ao meio dia, o calor do sol atinge seu auge e a evaporação é maior, então, deve-se escolher um horário em que o sol esteja se pondo. Nesse caso, há um aproveitamento melhor da água devido ao horário escolhido em que haverá uma maior absorção de água pela planta. Outra estratégia é dar preferência para vegetais e hortaliças, segundo a pegada hídrica dos alimentos, os vegetais consomem em geral menos água. Produtos de origem animal demandam uma grande quantidade de água para serem produzidos.




Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Fonte: Brasil Escola e Trata Brasil

Comentários

  1. Verdade, A água não e está se acabando, apenas sendo poluída.

    Ficaremos sem água potável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões